Saturday, April 12, 2025

Visualizando Hard Skills: Estratégicos e em Alta Demanda

Há alguns dias eu vi uma apresentação sobre skills, mais precisamente sobre "Hot Skills necessários e estratégicos".

Embora o tema seja extremamente interessante e relevante, a forma que os dados foram apresentados foi confusa.

Não tenho os dados originais da apresentação, mas tentei reproduzir com dados que pedi ao Copilot (IA Generativa da Microsoft) gerar.

Fiz esta pergunta ao Copilot:

Gostaria que você gerasse 2 listas:
- A Lista 1 deve ter Hard Skills Estratégicos no Mercado Atual.
- A Lista 2 deve ter Hard Skills Necessários / Demandados no Mercado Atual.

Cada lista deve ter aprox. 36 skills, sendo:
- Hard Skill / Tecnologia
- % demanda (ou seja, em 100 empresas, % que estão procurando estes skills - por ser porcentagem, a somatória deste campo precisa ser 100%).

O Copilot gerou duas listas, mas precisei refiná-las por meio de algumas interações, já que, inicialmente, ele tratou 'Cloud Computing' e 'Computação em Nuvem' como habilidades distintas.

Mas, no final, consegui minhas listas, de forma satisfatória, e com referências de sites reais, suportando a veracidade das informações.

Desta lista, criei este primeiro gráfico, similar ao que vi na apresentação que assisti:

Hard Skills / Tecnologias Estratégicas e em Demanda no Mercado Atual 
(fonte dos dados: Copilot, 10-Abr-2025 / imagem: Adriana Weingart com Excel)


Antes de entrar na "boa-e-velha discussão" Gráfico de Pizza vs não Gráfico de Pizza, vou listar alguns pontos que observei:

1 - Logo de cara, eu parei e fiquei tentando ler as letrinhas da legenda e tentando achar a cor equivalente no gráfico. 

  • O primeiro desafio foi: ler as letrinhas pequenas (sim: estou ciente do uso da hipérbole nesta expressão). 
  • O segundo desafio foi achar a cor relacionada da legenda no gráfico - e aqui tem um ponto negativo a mais: naquele tamanho de letrinha da legenda, o verde claro, verde médio, verde musgo, verde palmeiras (eca! #VaiCorinthians) e qualquer outro verde é só isso: verde.
  • Esse segundo desafio me incomodou por mais um ponto: comecei a assumir algumas coisas, como: assumi que o primeiro skill listado na legenda é o skill com maior "fatia". Mas... E se quem criou o gráfico mexeu nisso. Eu não deveria precisar fazer suposições para ler o gráfico.
2 - Passando a fase de tentar ler (print na tela, zoom in e voilà) e achar a equivalência (suposições), comecei a tentar a avaliar os skills listados, e me deparei com mais pontos de atenção:

  • Os skills estratégicos (futuros) aparecem antes dos skills em demanda (presente) - isso pode ser tanto pensado para ser assim (querendo dar ênfase no futuro), mas não seria mais interessante "garantir" o presente primeiro? E neste caso, os skills em demanda deveriam aparecer à esquerda (já que no Brasil lemos da esquerda para a direita).
  • Não há uma correlação de cores para os mesmos skills que aparecem em estratégicos e em demanda. O que seria interessante para avaliar os skills e sua importância ou relevância.
3 - Agora sim, entrando na discussão da pizza...
  • As fatias, enquanto bonitinhas, dificultam o entendimento dos dados. O quanto "Inteligência Artificial e Machine Learning" é listado como mais estratégico que "Cibersegurança"? As fatias pequenas representam quais dados e com qual relevância? Apesar do gráfico de pizza ser simples e intuitivo e muito útil para visualização da participação relativa de cada categoria no total, ela só funciona assim para poucas categorias. Quando há muitas categorias, e as porcentagens forem parecidas, o gráfico fica confuso e passa sensação de imprecisão ao tornar difícil identificar a diferença entre elas.
  • A projeção 3D do gráfico, apesar de ser visualmente impactante e muitas vezes passar uma sensação de sofisticação, o efeito 3D pode distorcer o tamanho das fatias - fazendo-as parecer maiores ou menores em algumas situações. Esse efeito também pode dificultar a comparação precisa entre os segmentos, diminuindo a legibilidade.
4 - Um ponto positivo do gráfico (pelo menos este que gerei) foi que ele "passou no teste" do Coblis - Color Blindness Simulator. Coloquei a imagem lá, e ainda conseguia perceber (com as dificuldades já listadas acima) cores diferentes.


Com estas considerações em mente, montei outros gráficos e o slide correspondente:

Hard Skills / Tecnologias Estratégicas e em Demanda no Mercado Atual 
(fonte dos dados: Copilot, 10-Abr-2025 / imagem: Adriana Weingart com Excel e PowerPoint)


Apesar deste novo "slide" ter mais texto, e ainda poder receber algumas melhorias, ele me parece mais informativo e claro, contando a história dos dados que o alimentaram.


E este ponto me fez começar a refletir em outras coisas, no tópico de Visualização de Dados e Criação de Apresentações:

  • Que história meu dado está contando / quer contar?
  • Que história o slide está dizendo para quem o visualiza?

 

Não é apenas sobre colocar os dados no Excel e criar um gráfico bonitinho, que passa uma sensação agradável impactante. É sobre a narrativa construída, a história que os dados e a apresentação contam, e o impacto que ela gera nas pessoas e nos negócios, no contexto em que está inserida.


Acho que ainda é válido mencionar que não é apenas sobre fazer o gráfico no Excel, copiar e colar no slide do PowerPoint e é isso.  É pensar nos dados, pensar na história, pensar na apresentação e como ela ficará - design, contexto, cores. É montar um quebra-cabeças, e no final, observar se o resultado conta a história do dado (como um todo, e cada pedaço).


O que você achou desta transformação? Há algum ponto que poderia ser acrescentado / tirado para melhorar a história na 2a imagem? Você tem alguma dica para apresentação e visualização de dados? Compartilhe aqui...


#DataViz #VisualizaçãoDeDados #DataAnalysis #Skills #HardSkills #Learning #Carreira #TechnicalCareer


Postagems relacionadas:

- Uma proposta de visualização...

- A mágica por trás da imagem

No comments:

Post a Comment