Wednesday, June 5, 2024

Uma proposta de visualização...

Como parte dos meus estudos de Ciência de Dados, também estou lendo e estudando a respeito de visualização de Dados.

Ainda não me considero uma expert - aliás, longe disso! Mas gostaria de começar a compartilhar o que tenho aprendido.

Esta ideia surgiu ao ver um post da Prof. Fernanda Maciel em seu LinkedIn.  Aliás, recomendo seguir a professora - ela traz muita informação e dicas de Estatística e afins.

A postagem foi simples: 

Vamos falar sobre visualização de dados?

O que você mudaria nesse mapa? 

O mapa, na postagem da professora é esse:


Não achei a fonte deste mapa exatamente, mas achei um muito parecido no site da Secretaria da Educação do Ceará: SEDUC - Ceará lidera ranking nacional de crianças alfabetizadas na idade certa, artigo de 28 de maio de 2024.

Primeiramente, vou deixar registrado aqui meus Parabéns ao Estado do Ceará por esta conquista, e votos que os outros Estados, e o Brasil possam seguir este exemplo!

Pensando agora, na pergunta: o que eu mudaria neste mapa?

Listando os pontos que me incomodaram:

1. Muita informação no gráfico / na imagem, e informação que se quer passar não "salta aos olhos" - é necessário parar um tempo para entender tudo o que tem lá.

  • Muitos detalhes - informação de todos os Estados Brasileiros, e perdido no meio dos Estados, informação do Brasil, como país.
  • Legenda e tabela de porcentagens tem informações redundantes, e até mesmo, desnecessária
  • Cor dos Estados "sem resultados / baixa participação" se confunde com o fundo da imagem - se não conhecesse bem o mapa do Brasil, o Acre e Roraima passariam desapercebidos, recortados do mapa.
2. E, falando em cor, venho para o 2o ponto que me incomodou: a paleta de cores. Além do que já mencionei acima, itens neste tópico:
  • a paleta de cor é confusa (e muito saturada) - não sei para "o que olhar" primeiro: para o vermelho marcante do nível 2, que pinta vários Estados do Sudeste, Norte e Nordeste, ou para o preto indicador de abaixo do nível 1, para o cinza pois distoa do mapa, ou para aquele verdinho perdido lá em cima no Ceará.
  • Outro aspecto a se considerar na paleta de cores é a acessibilidade, a possibilidade de pessoas com algum aspecto de daltonismo de conseguir visualizar e entender as cores do mapa.
Neste ponto, faço uma pausa para demostrar, com o uso de um simulador online, a diferença na visualização do mapa, com alguns aspectos de daltonismo, ou Color Blindness:

A) Visão dicromática (Dichromatic view) - Red-Blind / Protanopia:


B) Visão dicromática (Dichromatic view) - Green-Blind / Deuteranopia:


C) Visão monocromática (Monochromatic view) - Monochromacy / Achromatopsia:


Há outros testes para outros tipos de visões no site (Coblis - Color Blindness Simulator), mas estas são as mais afetadas


E, finalmente:

3. Não está claro qual é a mensagem que esta imagem quer passar...  Por ter o logo do Estado do Ceará (e depois, ter achado a reportagem no site da Secretaria da Educação do Ceará) , entendi que é uma apresentação para mostrar que o Ceará atingiu essa marca de mais de 80% das crianças alfabetizadas (como explicado no site, na idade certa), e que isso é parte programa "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada".


Com esses pontos em mente, resolvi "brincar" um pouco, e refazer essa imagem:


O que fiz:
- retirei da imagem as informações dos outros Estados, já que o foco é o sucesso do Ceará.
- modifiquei a chamada da imagem, para deixar clara a informação que ela quer passar logo no início.
- diminui o tamanho da legenda das cores (e ajustei os intervalos de porcentagem).
- usei somente uma palheta de cores, com os tons mais fracos indicando os níveis menores, e os tons mais fortes, os níveis maiores. Deixei os Estados sem informação com uma cor de palheta diferente, mas ainda diferente do fundo da imagem (cinza).

Pessoalmente, gostei do resultado das minhas modificações.

E você o que achou? Outros pontos de atenção? Outras modificações para melhorar a visualização e acessibilidade?

1 comment:

  1. Eu criei outro post (https://aw-techbits.blogspot.com/2024/06/a-magica-por-tras-da-imagem.html) para detalhar um pouco o processo de criação da nova imagem... Passa lá... ;)

    ReplyDelete