Monday, September 23, 2024

E teve TDC São Paulo 2024! Trilha Data Science

E teve TDC São Paulo 2024! Parte 1 - Dia 19: Trilha Data Science

Dias 18, 19 e 20 de Setembro passados, tive a oportunidade de participar do The Developer's Conference São Paulo 2024. Foram 3 dias intensos, mas maravilhosos! 

Reencontrei amigos e colegas, fiz novos, aprendi, compartilhei conhecimento, e andei prá caramba (10.000 passos cada dia - agradecimentos ao meu relógio).


Neste post quero falar em especial, sobre o dia 19 - quando tive a oportunidade de coordenar a trilha de Data Science, junto com:

- Eliézer Zarpelão (LinkedIn), 

- Lia Yumi Morimoto (LinkedIn), e

- Nilton Kazuyuki Ueda (LinkedIn).


Depois de mais de 2 meses de trabalho, selecionar 7 palestras dentre mais de 40 submissões excelentes, escolher tema para o painel e convidar panelistas, o dia chegou. E foi além das expectativas.

E aqui, gostaria de registrar as palestras, agradecer aos palestrantes que aceitaram o convite, e documentar algumas lições que aprendi...

O dia começou com a palestra "Alfabetização em dados: o diferencial na implementação da cultura data drive", por Francieli Pinzon (LinkedIn). Nesta apresentação, Francieli ressalta a importância da alfabetização em dados, especialmente no momento atual em que cada vez nos apoiamos na IA. A jornada para/de IA começa com dados. Então é preciso desenvolver a habilidade de sermos orientados a dados, treinar, cometer erros, e aceitar começar pequeno e crescer. Pensamento crítico é mais do que nunca, essencial.

Na sequência tivemos a apresentação do Jorge Oliveira (LinkedIn), sobre "Transformando Dados em Decisões: Estratégias para Cientistas de Dados". Na sua apresentação, Jorge falou sobre a comunicação eficaz entre cientistas de dados e stakeholders, sobre entender a "dor do negócio" que estou resolvendo e sobre traduzir insights em ações. Sobre ser intencional nas ações e parecer ser intencional, ao expandir o DoD (Definition of Done) para além de apenas completar a tarefa com qualidade, mas documentar e também publicar os resultados e lições aprendidas, sempre conhecendo a audiência que consumirá estas publicações.

Depois de uma pausa para almoço, voltamos com a apresentação do Diogenes Justo (LinkedIn), sobre "Estratégia de Dados em uma empresa centenária, símbolo do Brasil no mundo - Havaianas!", um estudo de caso onde ele compartilha a experiência da Alpargatas (empresa dona da Havainas) em sua transformação para integrar a cultura organizacional e os desafios para implementar uma cultura orientada a dados.

Na sequência, tivemos um painel com tema "Novas Tendências em Data Science para 2024/2025". Neste painel, contamos com a participação de:

- Alessandra Karine Erthal, VP Microsoft (LinkedIn)

- Andre Racz, CTO Avanade (LinkedIn)

- Renata Brunelli, Diretora Loggi (LinkedIn)

- Thiago Urtaran Abbruzzese, Engineering Manager Databricks (LinkedIn).

Durante 1h, eles compartilharam seus pontos de vista e experiências respondendo e comentando sobre:

- Principais áreas de pesquisa em Ciência de Dados que terão avanço significativo nos próximos anos;

- Como os dados e sua análise estão transformando a maneira que as empresas tomam decisões estratégicas;

- Habilidades e conhecimentos que serão mais valorizados para os profissionais na área de Ciência de Dados;

Como equilibrar inovação, especialmente em Inteligência Artificial, e proteger os dados e a privacidade dos usuários? Como os profissionais e as empresas podem garantir a segurança dos dados sensíveis ao inovar e implementar novas soluções?

- Quais são os principais desafios éticos que as empresas enfrentam ao implementar soluções de Dados, e como eles podem ser mitigados? Quais estratégias e tendências para Governança de Dados, com segurança? Como a automação pode ser utilizada para melhorar a eficiência e a precisão dos processos de governança de dados?

Depois do painel e um tempo para Networking e visita aos Stands, o Eliézer (também coordenador da trilha), trouxe uma apresentação sobre "Graph Data Science - O ingrediente secreto para IA orientada a relacionamentos", falando como os grafos afetam e impactam as fases de um projeto de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.  Interessante mencionar as possibilidades de aplicação de Graph Data Science, para citar algumas: Detecção de Fraudes, Recomendações Personalizadas, Manutenção Preditiva e Cybersegurança.

A próxima palestra, no Stadium, foi da Laís Carraro Leme Cavalheiro (LinkedIn), que apresentou sobre "O que suas interações nas redes sociais revelam sobre seus posicionamentos", falando da importância dos posicionamentos (desde estimar o resultado de uma eleição, até estudar polarizações ideológicas, até analisar a reputação de pessoas, empresas e marcas) e os desafios na detecção. Algo muito interessante para se pensar que a Laís trouxe foi uma citação de Aza Raskin, em O Dilema das Redes (2020): "Não pagamos para usar as redes sociais, mas os anunciantes pagam. Os anunciantes são os clientes. Nós somos o produto vendido". Só essa frase já vale uma boa reflexão.

De volta à sala da Trilha de Data Science, tivemos uma apresentação sobre "Mercado Financeiro e Deep Reinforcement Learning: Aplicações de Tendências de Ativos Financeiros", trazida por Guilherme Gonçalves (LinkedIn) e Felipe G S Teodoro (LinkedIn). Nesta apresentação, eles trouxeram uma possibilidade de abordagem para trabalhar predição de tendências no mercado financeiro, usando DRL (Deep Reinforcement Learning) através de algorítmos como DQN, A2C, PPO e DDPG.

E finalmente, para encerrar esta trilha (e este dia de TDC), o Diogo Cordeiro Padilha (LinkedIn) trouxe uma apresentação sobre "Pipeline de auditoria de vieses: um estudo de caso", em que, partindo do questionamento "Somos todos Ethical by Design", ele compartilhou um estudo de caso de uma startup de RH que desenvolveu uma metodologia e pipeline automático de auditoria de vieses, com foco em ética e justiça algorítmica.


E assim, terminou esta trilha...  Foi corrido? Foi! Foi cansativo? Devo dizer que sim (meus pés não me deixam mentir). Mas... Valeu a pena? Se valeu!! Conhecimento, Networking, Novos contatos, experiência, diversão - tudo em um pacote só chamado TDC!


E agora, só resta agradecer ao The Developer's Conference (LinkedIn & Site), e à Yara Mascarenhas (LinkedIn), representando todos que fizeram o TDC São Paulo 2024 acontecer, pela oportunidade e pelos ótimos momentos!

E, que venham os próximos TDCs!

PS: Não poderia deixar de registrar minha caricatura super legal criada pelo Andre Noel (LinkedIn) - onde, como boa míope que sou, estou de óculos, segurando meu iPhone na mão, toda de roupa preta (AMO!) e com o símbolo da Frota Estelar (#LLP) ;) .